Chanceler do Irã relata progresso em acordo sobre guerra no Líbano

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, afirmou nesta segunda-feira, 22, que as negociações entre Teerã e Washington registraram "avanços importantes" para encerrar a guerra no Líbano.
A declaração foi feita após uma nova rodada de conversas realizada na Suíça com mediação de Catar e Paquistão.
Em publicação na rede X, Araqchi atribuiu os progressos à atuação dos dois países mediadores e afirmou que medidas relacionadas ao petróleo iraniano, ativos congelados e planos de reconstrução econômica foram discutidos durante as negociações.
Segundo o chanceler, a redução das tensões no Líbano será o primeiro teste concreto para avaliar o andamento do processo diplomático.
Em comunicado conjunto divulgado pelos governos do Catar e do Paquistão, os mediadores informaram que as delegações dos Estados Unidos e do Irã concordaram em criar um comitê encarregado de desenvolver um roteiro para um acordo definitivo no prazo de 60 dias.
O texto também prevê a continuidade das negociações técnicas ao longo desta semana no complexo de Bürgenstock, nos Alpes suíços, onde ocorreu o encontro de domingo.
As partes decidiram ainda estabelecer um canal direto de comunicação para evitar incidentes e mal-entendidos, especialmente relacionados à navegação comercial no Estreito de Ormuz, uma das rotas marítimas mais importantes para o comércio global de petróleo.
Grupo acompanhará cessar-fogo no Líbano
O comunicado dos mediadores informa também a criação de um mecanismo de resolução de conflitos destinado a monitorar o cumprimento da suspensão das operações militares no Líbano.
As conversas ocorrem após a assinatura de um memorando de entendimento entre Washington e Teerã para buscar uma solução diplomática para o conflito iniciado no fim de fevereiro.
Apesar do otimismo demonstrado pelo governo iraniano, alguns dos pontos citados por Araqchi, como flexibilizações ligadas ao petróleo e à liberação de ativos, não foram mencionados no comunicado oficial divulgado pelos países mediadores.
As negociações continuam sendo conduzidas pelo presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, e pelo vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance.
*Com EFE
