EUA, Líbano e Israel assinam acordo para cessar ataques no Oriente Médio

Os Estados Unidos, Israel e Líbano assinaram nesta sexta-feira, 26, um acordo-quadro para cessar as hostilidades na região.
O acordo foi anunciado pelo secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, após negociações em Washington.
"Temos o prazer de anunciar um acordo-quadro entre o governo soberano do Líbano e, é claro, o governo de Israel, com a mediação e o apoio dos Estados Unidos da América", disse Rubio durante a cerimônia de assinatura.
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos acrescentou que o texto estabelece "um marco para uma paz e uma segurança duradouras".
A paz no Líbano aparece em declarações de negociadores iranianos como condição para o encerramento da guerra com os EUA e Israel. O principal negociador do Irã, Mohammad Bagher Ghalibaf, reiterou essa posição nesta quarta-feira, 24.
Israel e o Líbano estão em guerra novamente desde 2 de março, quando o grupo extremista Hezbollah disparou contra o vizinho, em apoio ao Irã. As forças israelenses responderam com ataques aéreos e terrestres, que já provocaram mais de 4.000 mortes no território libanês.
As duas partes realizaram quatro rodadas de negociações desde abril, sem avanço para um cessar-fogo de longo prazo.
Nesta terça-feira, 23, o Exército israelense matou duas pessoas no sul do Líbano. O Hezbollah acusou Israel de violar novamente o cessar-fogo firmado em 19 de junho.
*Em atualização.
